O Presidente Lula foi recebido em ROMA, durante a semana passada, porém ao contrário de como é visto no exterior, Lula foi mostrado em sua entrevista coletiva como se estivesse sendo obrigado a se esclarecer sobre algo. No PiG aqui no Brasil, parecia mais um depoimento de um acusado do que uma coletiva de imprensa. Enfim, o Presidente falou sobre a questão da Amazônia. O Fantástico fez uma matéria (?) culpando o governo por facilitar a compra de terras na Floresta Amazônica por estrangeiros. A matéria constitui-se em 3 mentiras/omissões: A primeira foi de, nem sequer, citar o nome de gigantes do agrobusiness como Monsanto, Dupont, entre outras, que seriam protagonistas nos editoriais de qualquer jornalista meia-boca que queira falar em Amazônia, desmatamento e desenvolvimento. A segunda hipocrisia foi achar um bode-espiatório, o empresário sueco, para desmoralizar as ONGs no Brasil (esta que vem sendo a mais nova batalha do PiG). A última hipocrisia foi, como de costume, culpar o governo Lula de absurdos cometidos durante toda nossa história e, nesse caso, iniciada na gestão FHC (para variar). É a lógica mais básica da nossa imprensa corrupta: O que é bom é sorte, ou então herança deixada pelos tucanos e o que é ruim é, indiscutivelmente, obra do Lula, o presidente 3 vezes o oposto do que o PiG imagina como presidente ideal (leia o último post).
Segundo consta no livro ROMPENDO A CERCA: A HISTÓRIA DO MST - Sue Branford e Jan Rocha / Casa Amarela 2004, "Durante a administração de FHC diversos membros do governo esperavam que as empresas multinacionais, que já avançavam em todos os setores da agorindústria, passassem a se dedicar ao cultivo da terra. Carlos Nayro Coelho, do Ministério da Agricultura, disse-nos que o governo ja havia levado agricultores dos EUA, Japão e china por todo o Brasil para mostrar-lhes as vastas extensões de terra à venda. "O Brasil tem 90 milhões de hectares de boas terras aráveis, disponíveis para empresas estrangeiras". disse".
Nada mais pertinente para refrescar a memória do PiG. Para eles, o único animal que não tem NADA a ver com a Amazônia, é o tucano.