quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Fantasmas da História

Após tantos dias sem postar minhas abordagens nos assuntos do cotidiano, descobri o motivo. Tudo parecia redundante quando ia me expressar e escrever um novo post, e isso me desanimava. Até que percebi que, de fato, são mesmo redundantes.
Toda notícia veiculada na TV, nos grandes portais na Internet, nos Rádios e toda a papagaiada da classe média que me cerca, me dão nos nervos e, sempre, mas sempre, a raiz é uma só. Opressão.
Como são redundantes as tentativas de golpe no governo Lula, a difamação de figuras que sejam contra qualquer instituição/pessoa/ideologia do sistema neo-liberal municipal, estadual, nacional ou internacional, a campanha pelo o avanço do neo-liberalismo, pelo silêncio da esquerda e do socialismo, entre outros, também tornam-se redundantes minha indignação.

SUHARTO

Ensaiei indignar-me com a cobertura da Mídia a respeito da já tarde morte do ditador Suharto. Vi que eles só "noticiam" isso para não dar na cara que apóiam figuras como o velho porco. Não promovem um devido protesto, não por ideologias, mas por respeito à vida e nem mesmo homenagem às vítimas de assassinos como esta figura doentia. Só para constar que morreu, de velhice, eferecem uma nota de rodapé e, nem ao menos denunciam (como adoram fazer quando a denúncia atinge de algum modo o governo Lula) seus aliados norte-americanos da CIA e Secretários de Estado, desse país terrorista, que aniquilou mais de 2 milhões de pessoas no Timor Leste.
Um fantasma vai, e outro vem...

JANGO

Um lider socialista, como poucos o Brasil já viu, ressussita para denunciar a direita brasileira. Não me conformei com a mídia. Porque? Ah, meu caro... "Para historiadores, não há provas". Que historiadores? Desde quando esses "spectros" seriam autoridade no assunto?
Enfim, o ex-agente Uruguaiano, fala com uma riqueza surpreendente de detalhes, como participou do processo do assassinato de Jango e a mídia dispara. "Não há provas". Nem a própria testemunha é prova mais para contrariar o PIG.

Falando nisso...

PIG

Não poderia existir uma idignação tão redundante quanto essa. Trocando em miúdos: Febre amarela, gastos no cartão corporativo do governo, o furador de pedágios etc etc etc. Tudo com meias verdades, ideologias neoliberais, nenhum debate construtivo. Tudo com um só objetivo: Se é do Lula, é ruim!

O FANTASMA

Não precisa ser profeta para adivinhar, muito menos espírita. Mas para os mais supersticiosos, o fantasma histórico de João Goulart, tido como mocinho enquanto morto e sepultado, vem para provar que se voltasse mesmo à vida seria o Lula da vez. Assim como seriam Tiradentes, Símon Bolivar e tantos outros, que só são revolucionários e libertadores depois de mortos.
O interesse da direita em nos fazer esquecer de onde viemos nos impede de estabelecermos relações com os opressores e oprimidos da história. Enquanto ensinam na escola que Tiradentes foi um revolucionário que foi assassinado por querer a liberdade do país e da sociedade, a mídia ataca as figuras de mesmo cunho. Só a história irá realmente provar se Chávez e Morales, ou mesmo as FARC, por exemplo, serão lembrados como pessoas que lutaram por justiça. Porém não podemos ignorar que Galileu, Joana D'Arc e afins foram difamados, atacados pela ala conservadora e por formadores de opinião, até que sucumbiram.

A super-estruturas se repetem, como disse Marx, e como disse Cazuza: "Um museu de grandes novidades".

Nenhum comentário: