quarta-feira, 28 de maio de 2008

O PAC emPACa o PIG!

Que é verdade que a mídia (PIG) é de direita, defende o pensamento reacionário e a manutenção do sistema capitalista que tanto benficia à sua elite, isso todos sabem.

Que Lula é 3 vezes o oposto disso tudo, a gente sabe. Nordestino, origem pobre e de pensamento progressista.

Mas a mídia (PIG) agora defende meio-ambiente e defende o relatório da Anistia Internacional! (Veja aqui, como o PIG defende o relatório).
Isso seria motivo para o presidente se esbaldar em gargalhadas. E talvez o PAC seja a coroação de sua estratégia que agora se evidencia, mas que a esquerda mais radical entende tão mal quanto a direita e a mídia golpista. É uma estratégia a se dizer, no mínimo, astuta. E Lula pode se considerar o presidente mais perspicaz de nossa história. Afinal, com suas manobras políticas e ideológicas, está sendo o presidente que tem tudo o que tiveram Vargas e Jango, em um só. Me explicarei.

Quando Lula ganhou a eleição, o PIG atribuiu provavelmente a sua vitória a um lapso da oposição, ou talvez, à incompetência dos concorrentes. Mas subestimaram a força de seu governo. Para eles, qualquer mequetrefe comunista que se sujeitasse a fazer reforma agrária, a estatizar empresas etc, seria escurraçado pela elite, pela mídia, pela classe média (que sonha em ser elite, e nunca será), por Washington e toda a galera golpista-neoliberal derivada. E foi aí que Lula (e não o PT) foi visionário. Ele fez o inesperado por todos. Não fez nada nos moldes socialistas tradicionais e transformou os neoliberais. Através de programas sociais e econômicos, o Brasil melhorou a vida dos pobres e avançou com a economia, ao mesmo tempo. Algo que a esquerda não acreditava, devido ao seu forte idealismo enraizado nas alas provenientes dos movimentos de 68 e do regime militar, e que a direita ignora ou atribui a sorte.Alguém que não gosta do Lula, pois acreditou em tudo que a Globo e a Veja o acusaram, vai dizer que ainda existe violência, má gestão, saúde precária, educação inexistente... e cairá no que o PIG tenta convencer: o que tem de bom é sorte o que tem de ruim há, no mínimo, 500 anos, é culpa do Lula. O problema não é ver se ainda há ou não problemas no país, afinal, claro que há! E sempre vai haver! A questão é o empenho do governo em minimizá-los a curto e longo-prazo. E isso, qualquer um que ainda duvide, pode pesquisar que vai achar!
Voltando à astúcia do governo, a oposição achou que seria fácil descreditar um governo trabalhista até que este sucumbisse. Afinal, a esquerda é o inimigo natural da direita. Mas o que fazer quando o governo faz o que qualquer governo tucano faria? Só que, para contrapor, faz de melhor o que qualquer governo socialista faria?

Quando digo que a coroação dessa estratégia foi o PAC, me refiro a 2 fatos recentes evidenciaram o desnorteamento, a falta de argumentos, falta de idealismo, falta de ética, falta de compromisso com o país, falta de atitude e IMATURIDADE dos opositores de Lula. Os dois fatos são: As obras do PAC nas proximidades do rio Xingu e o Relatório da Anisitia Internacional em relação ao Brasil. Os temas foram um dilema para o PIG. Eles simplesmente não conseguiram enxergar, nessa peça pregada pelo governo, o que deveriam achar disso tudo.

No primeiro episódio, sobre o PAC no Rio Xingú o dilema era: EmPACar o PAC X Marginalizar os Índios. Optaram por fazer um pouco dos dois e acabaram brandos e contraditórios. Não podiam marginalizar muito os índios, como de costume, pois, para isso, teriam que legitimar as obras do PAC. E o inverso disso também não funcionaria, pois teriam que legitimar a soberania indígena, o que afirmaria o neoliberalismo como uma política opressora.

No segundo episódio, agora o da Anistia, o jornal O Globo e a Folha Online defenderam o Relatório. Estes, que sempre marginalizam instituições de Direitos Humanos e sempre apóiam as operações do BOPE nas favelas, chegaram até a falarem em "assassinatos", quando dizendo das operações nas favelas. Mas de novo, culparam o PAC pelos desrespeitos aos Direitos Humanos. Os leitores mal-informados dessas corporações de mídia discutem: "A Anistia não presta!". Me pergunto: Estão eles defendendo Lula? Outro diz: "O PAC é um lixo". Estão eles defendendo os Direitos Humanos, os pobres favelados nas mãos do BOPE? Em qualquer uma das hipóteses, o PIG tomou uma rasteira: Sua fabriquinha de subjetividades não está funcionando com esse presidente que governa para gregos e troianos.

"Brasil: Um país de todos", lembram? O seu significado, assim como sugere, agrada a todos.

Em tempo: Talvez a pergunta de PHA esteja respondida. Ele tinha dúvidas sobre porque o Lula não enfrenta o PIG. Porque ele quer dar o nó no PIG.

Nenhum comentário: