quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Alagão em SP e as diferenças do jeito Tucano de governar

Quando houve o apagão -- que na verdade não foi apagão, pois, como mostrou a ministra Dilma, "apagão é barbeiragem" -- o PIG tratou como se fosse o ápice da incompetência do governo Lula, incompetência essa que é sempre encoberta pela mídia internacional (ah, essa mídia internacional não sabe de nada!). Dilma disse que "não é possível querer politizar um discussão dessas". Concordo. Então vamos aos fatos:

- Os reservatórios naconais estão transbordando, como já foi dito pelo próprio UOL (5 dias antes do blecaute).
- O país investe e planeja o setor energético, visto que o sistema é um dos maiores do mundo e tem um nível de incidência de falhas muito baixo comparado a seu tamanho.
- Existiram prejuízos fragmentados, variando de acordo com as cidades que passaram mais tempo no escuro.
- O caso está sendo investigado de forma técnica.
- Saldo de mortes: Alguns peixes.
- O governo foi à TV, esclareceu a população (do jeito que deu, visto que o PIG presta um desserviço nesse sentido), mostrou dados técnicos e, acima de tudo, jogou limpo.

Já o evento que está sendo chamado de "ALAGÃO" na blogosfera, que matou pessoas, não tem o mesmo destaque. Vamos aos fatos desse último:

- Não se investe o adequado em sistemas antienchentes. A prova disso é a própria atitude do poste NunKassab, que, depois da morte de uma dezena de pessoas, eleva a verba antienchente. Vai falar em planejamento...
- Kassab MENTIU para a população, como mostra o UOL na matéria em que diz que já choveu mais e causou menos estrago em São paulo.
- Análise técnica, explicação objetiva, esclarecimento... Tudo afundou na enchente DEMOTUCANA. Serra fez o que já lhe é de costume, ou seja, fugiu, segundo o próprio PIG. E vejam só, a oposição, no episódio do blecaute reclamou porque a Ministra não deu declarações no dia do incidente. O que vão falar de Serra?
- As palavras de conforto para as famílias que perderam seus filhos, irmãos, pais e mães nunca vieram. Kassab viu "pontos positivos". Segundo ele, serviu como teste para ver que uma ou outra coisa funcionaram como esperado. Parece brincadeira. Imagine se fosse o Lula
- Só para lembrar, que o Jornal Nacional já jogou 200 mortes nas costas do Lula num fato em que não era, nem de perto, gritante a responsabilidade pública como se mostra no ALAGÃO e em todos as outras contribuições tucanas para a Humanidade.
- Já no (des)governo Serra e de seu poste, Gilberto NunKassab, o saldo de mortos e feridos é tão sinistro quanto as olheiras do Zé Pedágio. Cratera do metrô, inúmeras enchetes, Roubanel dos tunganos etc...

Fica o pensamento do dia:
- Água sobrando na mão do Lula significa planejamento e segurança para população.
- Água sobrando na mão de Zé Pedágio significa morte de inocentes... que não votam em São Paulo.

Um comentário:

Beto - J.H.V. disse...

E ai? Fazia tempo q não visitava seu blog, pois parece q vc ficou um tempo sem postar. Muito bom o texto e boa observação sobre essa seletividade da imprensa com os fatos do dia a dia. É o partidarismo tucano da gde imprensa q se diz imparcial. Muito Bom!!!
Abraço