segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Lei Antifumo é uma farsa!

Originalmente escrito em 24/08/2009

Depois de quase 20 dias da Lei Antifumo, descubro (pasmém) que a mesma é uma farsa!

Zé Pedágio fez isso para ganhar a mídia.

Cheguei a essa conclusão, pois:

- Na empresa onde eu trabalho, uma multinacional multi-bilhonária, TODOS os fumódromos estão ainda ativos e operantes (e fumacentos). Detalhe: Os fumódromos são em locais cobertos!! Porque não denunciei? Simplesmente porque no portal da Secretaria, o denunciante é obrigado a fornecer RG, CPF, telefone... Só falta passarem a pedir essas informações também no 190. Aí o Zé ia dizer que o número de ocorrências caiu.

- Na frente da minha faculdade, simpático Bar do Gaúcho, a calçada é coberta por um toldo enorme do bar e é alegrada com a presença fumacenta de grande parte dos alunos (os mesmos que sempre ali fumaram). Carros de polícia passeam na avenida, nada acontece.

- Pontos de ônibus... cof cof!

- Posto de Gasolina!!! COF COF

Resumo da ópera. Põe-se em vigor uma lei de ENORME apelo popular, que é facilmente aceita dentre grande maioria da população, não se oferece alternativa saudável para os viciados (afinal são a minoria!!) e não há fiscalização suficiente para fazer valer tal lei.

De outro lado, se a desculpa for a verba, não parece que Zé Pedágio está economizando com publicidade sobre a lei: Nos horários nobres, com filmes bem-produzidos etc. Seria interessante um levantamento de quanto foi gasto até o presente momento em publicidade da nova lei em comparação com o quanto gastaram com fiscalização da mesma.

Hoje, percebi isso claramente ao ler tal notícia na Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u613820.shtml

É a Folha querendo dizer que Serra é compentente. Qua a lei funciona. Nada mais mentiroso e fictício. Simplesmente mostra o óbvio. Cigarro faz mal. Não prova nem por 1 segundo, que a tal lei está funcionando. A amostragem usada na matéria, obviamente foi por conveniência, afinal, nos 5 ambientes mais frequentados por mim na minha cidade, o fumo é LIBERÊ!

Detalhe: Moro em Campinas. Se o Centro dessa cidade aqui não servir como amostra, que cidade servirá? Os bares do Morumbi, na Chuíça?

Eu sou contra o fumo, me incomodo com gente fumando próximo de mim. Mas isso não tem nada a ver com saúde, pois a lei não cuida nem do fumante passivo nem do ativo.

Me sinto totalmente lesado por essa lei, que está servindo de palanque pra Zé Pedágio. Não resta nada, a não ser lamentar pela aprovação dessa mamata!

Nenhum comentário: