sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cabeça de Gado X Cabeça de Gente

Moro há algum tempo em Campinas/SP. Desde que aqui cheguei, tenho tentado me inserir na política da região. Porém, a falta de contato com pessoas ou meios alternativos de comunicação me deixa meio que por fora. Acompanho, quase que diariamente, os jornais regionais, transmitidos por filiais das grandes corporações de mídia do país, como Globo, SBT e Bandeirantes. Como aqui denuncio incasavelmente a opressão, o descompromisso social, a falta de ética e o terrorismo das grandes corporações, sempre soube, apesar de ainda não conhecer a fundo, que os interesses defendidos pela grande mídia não seriam tão diferentes a nível regional. Afinal, a EPTV é uma extensão da Rede Globo, apoiadora da ditadura não só do Brasil, mas também de outros países e simpática às causas genocidas do império norte-americano.
No dia 28 de Março, militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto ocuparam uma fazenda em Campinas e, na falta de solução às reinvindicações, rumaram à prefeitura de Campinas, onde lá permaneceram até hoje, dia 11 de Abril de 2008, acorrentadas aos corrimãos do pátio.


Na notícia dada hoje 11/04 pelo Jornal Regional 2ª Edição da EPTV Campinas, a edição das imagens mostrou por decentes minutos, o latifundiário, suposto dono das terras Frei Tito, nos dizeres: "Isso é causa social? Olha a sujeira que fizeram", bem como mostrou sua preocupação com a saúde de seus gados: "Se um gado come um plástico desse [...] pode até morrer!".
Reflitam: O fazendeiro usava uma área que possibilitou que centenas de famílias a ocupassem e usava como pasto. Ao atender à liminar de reintegração de posse dada ao fazendeiro, as famílias saíram e no final do dia a preocupação da mídia é com a alimentação dos gados, que são a fonte da riqueza desse indivíduo.


- E quem vai se preocupar com a alimentação desses SERES HUMANOS desamparados por esse câncer neo-liberal? Uma cabeça de gado de primeira, que vai ser morto e vendido a preços inacessíveis à maioria dos brasileiros, para satisfazer a demanda consumista e descompromissada com o meio-ambiente, vale mais do que centenas de famílias sem abrigo?!


A mídia não deu espaço à voz dos trabalhadores]: Os membros do grupo do MTST foram ouvidos apenas nos dizeres "não vamos sair!" e também "vou ter que morar de favor". Somando-se o tempo total dado ao MTST para expressar-se não se iguala nem à metade do tempo oferecido ao Sr. Fazendeiro, que está com medo que seus gados morram.
Segundo o site do MTST, o terreno está com IPTU atrasado, sendo esse valor já superior ao valor do mesmo. Bem como descumpre com a Constituição Federal, que assegura, acima de qualquer fim, o compromisso e aproveitamento social das terras.

Vale lembrar que todas as reinvindicações do MTST foram pacíficas.

Clique aqui e veja a repercussão da notícia nos meios alternativos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Conheci seu blog através do Fazendo Média e estou gostando do que estou lendo, gostei do estilo-não deixa sem resposta- sem agressividade, tão comum na blogsfera. É preciso desmistificar o PIG, e sem dar trégua a essa direitona que habita a blogsfera, a maioria terceirizada. Abraços, Rio de Janeiro.

Beto - J.H.V. disse...

Conheci seu blog tb no Fazendo Media e gostei muito. Sou de Piracicaba, região de Campinas e sei das manipulações da EPTV q pega aqui. Sou baterista de metal, porém estou sem banda e procurando gente pra tocar. Conheça o meu blog tb e poderemos trocar informações e dados. Valeu

André Lux disse...

Seu texto está publicado em destaque na seção blogueiros indepentes do site da revista Fórum. Confira e divulgue: http://www.revistaforum.com.br

Humberto Caselli disse...

Saudações, Diego!

Como morador de Campinas (SP), concordo com suas afirmações sobre o MTST e o jabaculê do PIG. Aliás, permita-me ditar um fato pequeno: No Jardim Aurélia, as únicas ruas que foram recapeadas foram a Avenida Nsa. Sra. da Consolação e a rua onde mora o vereador que aprovou o recapeamento. Convido-te a um passeio de carro pelo meu bairro, espero que tenha um 4x4 aí contigo.

Um abraço e nos vemos por aí.

P.S.: Será que vai ter jogo da Copa no Brinco de Ouro?