sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Plano B

Muito me fez rir o Jornal da Globo de ontem (13/12/2007). O telejornal mais conservador e direitista da Rede Globo, em sua manchete principal, nos atentou para como a vida do brasileiro melhoraria logo após a derrubada da CPMF.
Dentre outras demagogias, dizia a matéria que os preços poderiam cair em função da extinsão do imposto. O argumento foi de que as empresas que antes repassavam no preço dos seus produtos, a taxa que lhes era cobrada pela CPMF, agora não mais o fariam, o que diminuíria o preço desses produtos. Sob minha análise, já achei ridículo, uma vez que caso isso acontecesse, as empresas estariam empatando, e não teriam vantagens em relação a queda do imposto. Logo imaginei que as mesmas não perderiam a chance de lucrar mais pelo mesmo preço (óbvio!).
Para confirmar a tese do jornalão, como sempre, chamam um líder de opinião, um economista. Pois bem, quando o professor começou a tentar explicar que os preços poderiam algum dia TALVEZ diminuírem, e o assunto ficou "muito complicado para os Homer Simpson de W.Bonner", o jornalista William Waack o cortou e disse: "O que o Sr. quer dizer é que os preços podem não cair?!", (pasmém editores do jornal!). O professor tentou e tentou reforçar a idéia do jornal, mas obviamente ele não quis fazer o trabalho sujo: Mentir! Ao corte seco do âncora, o economista revelou: "As empresas PODERIAM deixar de repassar a CPMF aos produtos e diminuir os preços, porém não o farão, em se tratando de uma época "quente" para as vendas, não precisando então de maiores estímulos de consumo ao povo". Em outras palavras, o consumidor (da classe média) deixa de pagar CPMF para a saúde e continua a pagar para as grandes corporações.
A direção do Jornal da Globo não deve ter gostado muito dessa conclusão, mas essa é a arte do programa ao vivo!! That's show business! Como não podiam editar, William cortou de novo: "Mudemos de assunto para a política! O governo Lula sofreu a sua maior derrota...".
Plano B, pessoal! Porrada no Lula!!

Nenhum comentário: