sábado, 22 de dezembro de 2007

Venezuela Ataca!


Reconstruindo o famoso capítulo da rádio-novela de Orson Welles, que simulou um noticiário que informava o ataque de alienígenas hostis em vários estados dos EUA e causou o frenético êxodo Ianque, de um povo amedrontado por algo que nem sequer faz idéia do que seja, a edição do Fantástico de 16/12/2007 pegou a Venezuela para Marte! Porém, subestimou a inteligência e discernimento do povo brasileiro. Numa tentativa FRUSTRADA e CLARA de tentar convencer o povo brasileiro, por meio de uma "simulação" apenas notificada no início da matéria pelos "jornalistas" Zaca Camargo e Glória Maria como sendo fictícia (exatamente como Welles fez), propuseram que a Venezuela estivesse em ofensiva contra o Brasil.
A Rede Globo caiu do cavalo (ou da nave da Xuxa?!). Na esperança de que os desavisados, avoados e atrasados (perfil da audiência) entendessem uma ficção como notícia, fizeram uma grosseira comparação implícita, onde o povo brasileiro seria o inocente e manipulado povo norte-americano da década de 30, venezuelanos, os E.T's famintos por sangue e a Venezuela seria o planeta Marte da vez. Erraram feio! Usaram da tática da "ficção" com pitadas de informação barata para tentar convencer de que a Venezuela tem gente arrogante, e assim como no clássico "Marte Ataca!" o governante que, se "der na telha", ataca o Brasil com força à qual não teremos como resistir, devido a fraqueza de nosso exército.
Numa tacada só, tentaram afirmar que o país da Venezuela é terrorista e que nosso governo é impotente. Porém, os E.T's desse Marte estão mais para o de Spielberg, do que os de Welles.

Resultado

Ninguém saiu na rua correndo de medo da invasão socialista (já passamos dessa fase, ao contrário dos nossos amigos do norte do continente) e, segundo consta no site Fazendo Média, o PCB está processando a Globo por desrespeito ao povo e ao governo Venezuelano, exigindo do Ministério Público, um direito de resposta àqueles que tenham sido atacados de forma irresponsável (e típica) da nossa adorada Rede Globo de TV.

Representação "FANTÁSTICA"!
Bravo!

*clap clap

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a tua abordagem do quadro comparando com o Orson Wells. Não tinha me ocorrido.
Só não concordo que a Globo caiu do cavalo.
Primeiro que dificilmente o PCB vai ganhar a ação.
Segundo que me parece que, mesmo que as pessoas não saiam desesperadas fugindo do ataque venezuelano, esse tipo de distorção faz bem o serviço de demonizar a Venezuela e seu presidente.
Como eu disse no meu blog, creio que ese direcionamento é o início da campanha contra o terceiro mandato de Lula, se é que ele vai buscá-lo.

(Tu comentaste lá no www.jornalismob.wordpress.com, então conheci teu blog e realmente gostei. Parabéns.)

Anônimo disse...

Esqueci de assinar ali.
Alexandre Haubrich

Anônimo disse...

A baixa audiência do fantástico, que na verdade deixou de ser o show da vida faz tempo, fez mais uma desempregada para sorte nossa. A Gloria Maria felizmente vai cantar em outra freguesia( a moça que disse que vai virar cantora). Gloria, foi despedida, disse que estava cansada. Cansada da baixa audiência e nós, cansada dela...Já foi tarde

Stalin não morreu! disse...

Olá!
Tenho outro blog, o Stalin Não Morreu! (não se assuste com o título-provocação), e gostaria de ter você como um aliado, e se aceitar, até postar por lá seus textos daqui, cada vez que publicar um novo.
Meu email é stalinnaomorreu@gmail.com

Até mais!

Anônimo disse...

Olá. Estou visitando novamente, mas pelo visto você, assim como eu, está de folga!

Ah meu blog.
www.julianaweis.blogspot.com

Bjs