quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pára-Raio

Quantas vezes você já se sentiu humilhado no trabalho? Quantas vezes achou que merecia mais valor como profissional, e como profissional, quantas vezes já esqueceram que você é uma pessoa?
Quando passamos por algo desse tipo, sofremos e logo pensamos que nossos superiores, colegas, clientes, deveriam mais respeito por nossa condição de trabalhadores.
O problema é que as pessoas são egoístas. Todos somos trabalhadores. Sem exceção, utilizamos de nosso esforço para sobrevivermos, mas nem todos lembram-se disso.
As pessoas se esquecem de que o mundo é movido a mão-de-obra e por isso não reparam nos trabalhadores à sua volta. Quem nunca jogou lixo no chão sob o pretexto de que se não houvesse lixo não haveria emprego para os lixeiros? Realmente, não existira espaço para lixeiros, que ao contrário de onde estão hoje, teriam a chance de executarem uma função mais digna e valorizada.
Ao levantarmos da mesa de um restaurante e deixarmos os restos sobre a mesa, devemos pensar a qual trabalho humilhante estamos submetendo os funcionários do lugar, que serão cobrados por seus patrões de fazê-lo. Toda rede de fast-food e praças de alimentação de shoppings-centers disponibilizam de depósitos de lixo, onde podemos depositar nossos restos de alimento, proporcionando um trabalho mais digno aos funcionários. Isso é só um exemplo.
Todos nós temos duras reclamações para fazer à algumas certas grandes corporações, porém, elas estão escondidas através de pára-raios, os peões de seu jogo: os funcionários. Cabe a nós sabermos que as pessoas são condicionadas, economicamente, a aceitarem tal posto e ainda agradecerem, sem nem sequer saberem para que estão lá.
E nós caímos no jogo: Vociferamos e causamos uma tempestade, brigando com trabalhadores, nossos próprios colegas de classe, satisfazendo nossa vontade de causar algum dano, ainda que pequeno, àquela empresa com a qual estamos insatisfeitos, enquanto isso seus mentores estão seguros de que, passada a tempestade e absorvidos os raios, a calmaria retorna... até a próxima tempestade.

Um comentário:

Unknown disse...

Di, só vi que era seu depois que li o texto todo ;) sendo assim posso comentar sob suspeitas! Achei muiito bom mesmo, gostei muito do seu blog, vou visitar sempre, então poste sempre, e quem sabe, abrir uma discussão por aqui.
Beijinhos da sua mana!